Disciplinas

O Curso de Especialização em Direitos Sociais, na modalidade de Residência Agrária, será realizado de acordo com os pressupostos metodológicos da pedagogia da alternância (QUEIROZ, 2004), em que o desafio se manifesta na efetiva integração/ interface dos conteúdos desenvolvidos no tempo escola e nas realidades sociais dos estudantes. O método de alternância, como o próprio nome esclarece, estrutura-se em períodos de tempo em que os alunos passam na Universidade alternados com outros períodos de tempo em que eles permanecem na comunidade (ou assentamento) de origem. 
No tempo-escola o aluno elabora um plano de estudo e tem oportunidade de socializar a compreensão que tem da sua realidade sob todos os aspectos, o que é feito com base na sua experiência e no estudo da literatura. No tempo-comunidade ele executa o plano de trabalho discutindo a sua realidade com a família, com outros assentados provocando reflexões, planejando coletivamente as soluções e realizando experiências a partir de uma determinada concepção de desenvolvimento local sustentável que seja adequada ao contexto, às necessidades e interesses da comunidade.
Dessa forma, o tempo-escola é realizado em quatro etapas, sendo que as três primeiras etapas consistem nas aulas das disciplinas, e a última etapa na realização e apresentação do trabalho de conclusão da especialização. 


Tempo-Escola 01

Metodologia da Extensão
Metodologia da Pesquisa
Questão Agrária e Direitos Sociais do Campo
Introdução a Assessoria Jurídica e Advocacia Popular 
Formação Política e Territorial
Fundamentos da Educação do Campo 
Visões da Terra 

Tempo-Escola 02

Metodologia da Extensão
Metodologia da Pesquisa
Questão Agrária e Direitos Sociais do Campo
Gênero, Poder e Relações Humanas
Estado e Políticas Públicas
Educação e Movimentos Sociais
Teoria Crítica do Direito e Ideologias Jurídicas
Estudos de Casos de Assessoria Jurídica Popular

Tempo-Escola 03

Metodologia da Extensão
Metodologia da Pesquisa
Questão Agrária de Direitos Sociais do Campo
Conflitos Sócio-ambientais e Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais
Teoria do Direito
Instrumentos Pedagógicos da Educação do Campo